quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ LEVA SERVIÇOS DE SAÚDE E ESPORTE AS COMUNIDADES INDIGENAS DO RIO HUMAITÁ

Levar saúde às populações que vivem em lugares de difícil acesso é uma das prioridades do Programa“A prefeitura na Comunidade”, implantada pela a atual administração municipal. No último domingo, 16, a equipe saiu para mais uma missão: atender a comunidade indígena da Aldeia Vigilante, localizada no Rio Humaitá, no município de Tarauacá, e os outros indígenas que residem em mais quatro aldeias, pertencentes da mesma tribo.

Na Aldeia Vigilante moram cerca de 95 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio. Faziam parte da equipe 15 pessoas, entre médicos, dentistas, assistente social, coordenador municipal de Esporte e auxiliares. Quem fez questão de participar da ação foi o prefeito e médico, Rodrigo Damasceno, acompanhado dos vereadores da base, Lulu Neri e Cacique Narço Kaxinawá.
Foram duas horas de viagem, com partida da comunidade Paraíso, local este que foi realizado a primeira ação de saúde com a Unidade Móvel Fluvial, que, apesar de longa e cansativa, não tirou o ânimo nem o compromisso dos profissionais que levam atendimentos especializados de saúde e esporte, mesmo nos lugares mais distantes.

Quando o barco aportou, os moradores já vieram recepcionar o prefeito e toda equipe, em seguida, foram até o kupixawá dançar a tradicional dança do Mariri e depois, seguir com as consultas médicas e a grande final do campeonato indígena de futebol que seriam realizadas. Assim como aconteceu há um mês atrás, na Aldeia Água Viva, foi a primeira vez que um serviço de saúde e esporte com toda aquela estrutura foi oferecido na comunidade, pela a Prefeitura de Tarauacá.


ESPORTE

No quesito Esporte, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, por meio do coordenador municipal de Esporte, Rosildo Silva acompanhou, em conjunto, até a comunidade indígena, no Rio Humaitá, para realizar a grande final do campeonato rural indígena, que estava sendo realizado há três meses, a final foi composta pela a equipe Boa Vista, confrontando-se com a equipe Vigilante. A partida teve dois tempos de 20min, com grande participação de torcedores que animaram a competição, se consagrando campeão pelo o placar de 3x2 a equipe do Boa Vista, que foi premiada com a entrega de troféus e medalhas. O artilheiro foi o atleta da equipe Boa Vista, Narcélio Kaxinawá.

http://assecomtk.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário