terça-feira, 5 de novembro de 2013

XII FESTIVAL YAWA

A décima segunda edição do Festival Yawa reúne representantes de pelo menos cinco etnias do Acre e várias partes do país e do mundo, além de cerca de 700 yawanawás no evento que neste ano celebra o Etnoturismo no Acre. Durante o Festival são realizadas várias atividades como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, brincadeiras tradicionais, exposição do artesanato local e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés.O Festival Yawa é realizado na Aldeia Nova Esperança, no Alto Rio Gregório, em Tarauacá.

A abertura da festa, que vai até hoje (30) deste mês, contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, recepcionado na aldeia Nova Esperança com canto e dança, localizada a oito horas de canoa subindo o rio Gregório há 90 km distante da cidade de Tarauacá pelo cacique Biraci Brasil. Acompanharam o prefeito Rodrigo Damasceno o secretário de cultura e esporte, João Maciel e os vereadores Lulu Neri e Narço Kaxinawá.

Durante o Festival são realizadas várias atividades como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, brincadeiras tradicionais, exposição do artesanato local e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés yawanawás, ou seja, é o momento em que os povos indígenas aproveitam para mostrar aos visitantes seu modo de vida e seus hábitos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário