quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ministério da Saúde vai realizar mutirão nas aldeias do Acre

Comunicado da ação foi feito ao deputado federal Gladson Cameli (PP), na noite de quarta-feira (16). O parlamentar denunciou, em abril, na Câmara, mortes de índios por epidemias de dengue e gripe.

David Casseb, assessor de imprensa do deputado federal Glason Cameli (PP)

Duas equipes do Ministério da Saúde percorrerão no próximo mês de junho os Vales do Acre e do Juruá para um mutirão de atendimento ás comunidades indígenas. A notícia foi dada ontem à noite ao deputado Gladson Cameli pelo Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, em audiência parlamentar com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O anúncio foi uma resposta às denúncias de Cameli quanto à situação de abandono, vivida pelos índios no Estado do Acre.

Através da imprensa e de pronunciamentos da Tribuna da Câmara dos Deputados, Gladson denunciou no mês de abril, uma verdadeira epidemia de dengue e gripe entre os índios, o que causou várias mortes, sem que providências fossem tomadas pelas autoridades responsáveis no Estado. Além disso, várias lideranças indígenas se deslocaram a Brasilia neste mês de maio para exigir uma atenção especial na área de saúde.

“A notícia dada pelo secretário e confirmada pelo ministro, trouxe uma nova esperança para o povo indígena – disse Cameli - pois a partir daí a situação poderá ser mapeada e novas ações do ministério deverão surgir”.

As equipes de saúde percorrerão todas as comunidades indígenas do Vale do Juruá e em seguida as comunidades do Vale do Acre, abrangendo inclusive a Capital.

Participaram da audiência com o Ministro Alexadre Padilha e com o secretário de Saúde Indígena, além de Gladson Cameli, o deputado Thaumaturgo Lima, coordenador da bancada e o senador Aníbal Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário